quinta-feira, 10 de março de 2016

Lenço Escoteiro: de onde veio? Pra quê serve?

O Lenço Escoteiro é umas das peças mais importante do Uniforme Escoteiro, não é enfeite. Ele representa o grupo e seu compromisso com o escotismo.  Se orgulhe dele!





Origem: o lenço escoteiro vem da memória de Robert Baden-Powell quando participou da 2ª Guerra Matabele com Frederick Russell Burnham. Burnham usava no seu uniforme um lenço triangular ao pescoço que servia para prevenir queimaduras solares.



Formato e cores
Durante muitos anos os lenços Escoteiros eram quadrados. Dobrados em triângulo e depois enrolado.

O lenço escoteiro é um pedaço de tecido de forma triangular, parte fundamental do uniforme de todas as organizações escoteiras ao redor do mundo.
A peça foi adotada pelo fundador do movimento escoteiro Robert Baden-Powell por ter dimensões muito próximas as de ataduras triangulares muito usadas em primeiros socorros.

No Brasil o lenço escoteiro deve ter catetos medindo de 60 a 75cm, sendo os grupos escoteiros responsáveis por suas cores e emblema.


Todas as unidades estaduais e a unidade nacional da UEB possuem lenços próprios. O lenço nacional, usado em cerimônias e eventos internacionais, é azul e tem por emblema o cruzeiro do sul bordado em branco.


Lenço de Gilwell: utilizado em atividades de formação. Seu uso é restrito a portadores da Insígnia da Madeira.




Alguns eventos criam novos lenços, por exemplo, o lenço para a JMJ Rio 2013.









Utilidade
No lançamento do livro “Escotismo para Rapazes”, Baden-Powell propôs que cada grupo/patrulha tivesse a sua cor de lenço e que este deveria ser sempre mantido limpo e aprumado, pois nele estava depositada a honra do grupo/patrulha.

Exemplos: para pegar uma panela quente; depois de molhado, como proteção contra fumo ou pó; como tipoia; rapidamente pode substituir aquele pedaço de sisal que não encontrar; para sinalizar à distância ou chamar a atenção; como atadura temporária; para treinar nós.















Curiosidade: Quando Escoteiros se encontram costumam trocar o lenço do grupo. Porém, não trocam aquele com o qual fez a promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário