sábado, 9 de julho de 2016

G.E.47 participa de palestra sobre animais peçonhentos

Nesse sábado (9/7), o Grupo Escoteiro 47 Raios do Sol, participou de uma palestra sobre animais venenosos e peçonhentos na cidade de Elói mendes, à convite do Chefe Magela. Quem ministrou a palestra foi o professor e biólogo Magno Siqueira, de Varginha, que explicou a diferença entre os animais, cuidados ao manuseá-los, e os primeiros socorros em caso de picada ou mordida de alguma espécie.

Tanto o animal venenoso quanto o peçonhento, transmitem o veneno através de um simples contato, picada ou mordida. O que os diferem, é que o animal venoso utiliza deste mecanismo como forma de defesa (por exemplo: os sapos) e o peçonhento usa do veneno para paralisar, ou até mesmo matar sua presa (por exemplo: aranhas e serpentes). Sendo assim, todas as serpentes são venenosas, mas para definir se ela é peçonhenta ou não, é necessário um estudo aprofundado do animal, pois atualmente, com o cruzamento de espécies se perde muito das tradições de identificação através de características básicas do animal (cor, tamanho, formato físico). Além de serpentes, também foram abordados as aranhas e escorpiões. Depois os integrantes do grupo puderam observar os animais empalhados, os que estavam nos vidros na conservação em formol, e o manuseio de Magno com sua cascavel de estimação.

De acordo com Magno, no Brasil não existem cobras. Cobra é a denominação dada a serpente naja que pode ser encontrada na África e Ásia, mas com a popularidade do réptil, o nome de "cobra" se tornou comum entre os brasileiros. No Brasil existem apenas serpentes.


Após a palestra o grupo fez um lanche comunitário e praticou atividades na praça central da cidade.






Clique no título para ver as fotos












Nenhum comentário:

Postar um comentário