quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Primeiros passos do escotismo

O Escotismo foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em 1907. Baden-Powell nasceu em Londres, Inglaterra, a 22 de fevereiro de 1857. Seu pai H. G. Baden-Powell morreu quando Robert tinha aproximadamente 3 anos, deixando a sua mãe com sete filhos.
Robert viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos, excursionando e acampando com eles em muitos lugares da Inglaterra.
Na escola, sempre que pediam ele improvisava uma representação que fazia todos morrerem de rir com u atuação. Tinha também vocação para a música, e seu dom para o desenho permitiu-lhe mais tarde ilustrar todas as suas obras.
Além de uma carreira excelente no serviço militar (chegou a capitão aos 26 anos), ganhou o troféu esportivo mais desejado de toda a Índia, o troféu de "sangrar o porco", caça ao javali selvagem, a cavalo, tendo como única arma uma lança curta. 
As promoções de B-P na carreira militar eram quase automáticas tal a regularidade com que ocorriam até que, subitamente se tornou famoso. 
B-P no posto de major-general tornou-se um herói para adultos e crianças. Seu livro "Aids to Scouting" (Ajudas à Exploração Militar) passou a ser usado como um compêndio nas escolas masculinas. Como forma de ajudar a juventude, escreveu  outro livro, escrito especialmente para rapazes.

Lenta e cuidadosamente, B-P foi desenvolvendo a ideia do escotismo. No verão de 1907 foi com um grupo de 20 rapazes para a ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escoteiro do mundo. Foi um sucesso!
Mal tinha começado a aparecer nas livrarias e nas bancas de jornais e já surgiram patrulhas e tropas escoteiras na Inglaterra e em outros países. O movimento cresceu tanto que em 1910, B-P compreendeu que o Escotismo seria a obra a que dedicaria a sua vida. 
Seu pai morreu quando Robert tinha aproximadamente 3 anos, deixando a sua mãe com sete filhos.Robert viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos, excursionando e acampando com eles em muitos lugares da Inglaterra.



B-P pediu demissão do Exército e ingressou na vida de serviço ao mundo por meio do Escotismo. Em 1912 fez uma viagem ao redor do mundo para contactar os escoteiros de muitos outros países. Foi este o primeiro passo para fazer do Escotismo uma fraternidade mundial.

Em 1920 os escoteiros de todas as partes do mundo se reuniram em Londres para a primeira concentração internacional de escoteiros: o Primeiro Jamboree Mundial, onde B-P foi proclamado "Escoteiro-Chefe-Mundial". O Movimento Escoteiro continuou a crescer. Quando completou 21 anos contava com mais de 2 milhões de membros em praticamente todos os países do mundo.




Depois de completar 80 anos de idade, B-P fixou residência no Quênia com a sua esposa, Lady Baden-Powell, que fôra uma entusiástica colaboradora em todos os seus esforços, e que era a Chefe-Mundial das "Girl Guides" (bandeirantes), movimento também iniciado por Baden-Powell.


Foi lá que morreu B-P, em 8 de janeiro de 1941 faltando um pouco mais de um mês para completar 84 anos de idade.
















Com informações: http://escoteiros.org.br/escotismo/baden-powell.php.

Nenhum comentário:

Postar um comentário